terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados lança Chico Alencar a Presidência da Casa



Chico Alencar é candidato a presidente da Câmara

Alencar: "a totalidade dos deputados pode não estar contemplada nas três candidaturas."O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) oficializou, há pouco, a sua candidatura à Presidência da Câmara. "Reconheço a correlação de forças na Casa, mas entendo que a totalidade dos novos deputados pode não estar contemplada nas três candidaturas já lançadas."
Segundo Alencar, as propostas do partido incluem a prioridade para a discussão e a votação da reforma política e o debate de grandes temas nacionais, como o Plano Nacional de Educação. "Temos preocupação em superar ainda a crise do Parlamento, conferindo austeridade e transparência aos trabalhos na Casa", complementou.
Ele ressaltou ainda que "mais importante que construir prédio para abrigar deputados é construir pontes com a sociedade, que reduzam o abismo que dela nos distancia”. O parlamentar assumiu hoje a liderança do seu partido.

Soberania

O atual líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), acrescentou às propostas do partido o fim do voto secreto e o maior protagonismo dos deputados. "Defendemos a independência e a soberania do Legislativo em relação ao Executivo", destacou Valente. Ele disse ainda que que a candidatura de Chico Alencar visa a “sensibilizar os deputados e a sociedade para a necessidade da ética e da transparência no Congresso”. Valente listou temas que o partido considera prioritários para a agenda do Legislativo no próximo ano: a Proposta de Emenda à Constituição 438/01, que permite o confisco de terras em que houver trabalho escravo; o financiamento exclusivamente público de campanhas; o fim do voto secreto no Congresso; e a obrigatoriedade de destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação.

Perfil

O professor e escritor carioca Chico Alencar, 61 anos, está em seu terceiro mandato na Câmara. Após um curto período no MDB, filiou-se ao PT em 1987, partido no qual permaneceu por 18 anos e foi eleito três vezes vereador no Rio de Janeiro.
Em 2005, após o PT enfrentar escândalos de corrupção, Alencar participou da criação do PSOL, do qual foi líder. Na Câmara, foi titular de comissões como a de Direitos Humanos e Minorias; de Legislação Participativa; e de Educação, Cultura e Desporto. Atuou, ainda, no Conselho de Ética e no grupo de trabalho que analisou a proposta da Ficha Limpa.

01/02/2011 15:37
Matéria atualizada às 16h38.
fonte:www2.camara.gov.br/agencia/noticias

Nenhum comentário: