segunda-feira, 29 de março de 2010

Na III Conferência Regional Eleitoral do Distrito Federal Plínio e Babá manobram contra o PSOL


EM BRASÍLIA: NA TENTATIVA DE GOLPE A CST RIFA A CANDIDATURA DE BABÁ EM CONLUIO COM APS-CSOL-ENLACE.

Há tempos ouviam-se rumores no PSOL que a CST retiraria a pré-candidatura de Babá a presidência para apoiar Plínio, o candidato da APS e ENLACE e outros agrupamentos menores. Hoje, domingo dia 28/03, isso se confirmou na Conferência Regional Eleitoral do PSOL de Brasília/DF, que reuniu as diversas regiões pobres do Distrito Federal.
A Conferência credenciou 227 filiados, com 215 votantes, com o seguinte resultado: Martiniano Cavalcante 98 votos, Plínio 91 e Babá 26. A proporcionalidade regimental desse resultado indica Martiniano com 2 delegados nacional, Plínio 1 e Babá 0, considerando-se as sobras de Martiniano (38), Plínio (31) e Babá (total 26) para cômputo do terceiro delegado. Isso encerrou a conferência e esvaziou o auditório. Todos saíram fortalecidos pelo resultado coletivo da conferência de Brasília.
Para a surpresa de todos, no momento, em que o auditório estava esvaziado e composto apenas para as formalidades, ocorreu uma surpreendente e súbita retirada da candidatura de Babá pela CST. Essa retirada além de ferir os princípios regimentais, trair politicamente aqueles que acreditavam na candidatura Babá e trair o seu próprio candidato (Babá), tentou produzir uma fraude, pois propõe que o resultado final da Conferência de Brasília reverta o estabelecido pela base para os delegados da Conferencia Nacional, ao propor que seja Martiniano 1 delegado e Plínio 2, quando a proporcionalidade da votação foi Martiniano 2 delegados nacional (60+38=98), Plínio 1 (60+31=91) e Babá 0 (0+26=26). Essa manobra é inaceitável entre socialistas revolucionários.
Brasília é estigmatizada por grandes escândalos de corrupção, tramoias, manobras, jogadas, lobbies e conchavos. Ao contrário disso, a quarta maior cidade brasileira (IBGE) abriga 3 milhões de trabalhadores honestos e dignos, que colocaram o Arruda na cadeia e seguem na luta contra toda a máfia corrupta. Heloísa Helena e o PSOL são símbolos do combate à corrupção. Por isso e pela dignidade do PSOL, não podemos permitir o golpe anti-regimental que se tenta fazer em Brasília a partir de uma plenária fictícia querer inverter a proporcionalidade e a maioria conquistada na votação e por tabela significou a traição política explícita a uma candidatura do PSOL (Babá) por sua própria corrente, que retirou sua candidatura para apoiar Plínio na tentativa anti-regimental de reverter o resultado (Martiniano 98, Plínio 91 e Babá 26), que garantiu a proporção Martiniano 2 delegados nacionais, Plínio 1 delegado nacional e Babá 0 delegado nacional em Brasília.

Na III Conferência Regional Eleitoral do Distrito Federal Plínio e Babá manobram contra o PSOL.
Os 227 filiados do PSOL-DF credenciados para a III conferencia regional eleitoral do Distrito Federal presenciaram na manhã deste domingo o que já vínhamos colocando nos debates com os pré-candidatos a presidência da república pelo Partido Socialismo e Liberdade, da forma mais repugnante possível, os apoiadores das candidaturas Plínio e Babá manobraram e se uniram contra os militantes da candidatura de Martiniano, depois da tese de Martiniano ganhar a conferência com 98 votos, esses setores se articularam e promoveu um segundo momento para a conferência, descumprindo assim o que o plenário havia antes decidido de que os delegados nacionais sairiam em votação única nas três pré-candidaturas. Esse ato desesperado confirmou aqui no Distrito Federal de forma cabal que a candidatura de Babá não passa de uma candidatura laranja e que para impor uma derrota pontual a tese que defende Martiniano deixou cair à farsa.
Diferenciando-se dos apoiadores da candidatura de Plínio e Babá, que dando continuidade às falsas polêmicas que colocam Dilma, Serra e Marina no mesmo patamar, os apoiadores da candidatura de Martiniano afirmaram que é um erro tático fazer de Marina Silva o alvo principal do PSOL, esta política desesperada só favorece ao PT, os alvos centrais do PSOL devem ser os grandes blocos que tentam fazer a falsa polarização para a opinião pública com um mesmo projeto: PT /PSDB, sendo que a crítica à Marina tem um papel necessário, mas secundário na conjuntura colocada. Os apoiadores de Martiniano reafirmaram os quatro eixos norteadores necessário no discurso da campanha nas eleições 2010: combate à corrupção com profundas reformas democráticas, política econômica alternativa que passe pela auditagem da dívida pública e reordenamento das prioridades orçamentárias, resposta às demandas sociais mais emergentes e estruturantes como as reformas agrária e urbana e intervenção pesada nas áreas de saúde e educação e por fim a resposta à questão ambiental, sugerindo a construção de uma plataforma ecosocialista e a constituição de um centro de pesquisa nos moldes da Petrobrás para produzir ciência e tecnologia na área de desenvolvimento ambientalmente e socialmente sustentável. Reafirmaram ainda que o programa eleitoral deve ser anti-capitalista anti-imperialista e com orientação socialista, e que a campanha não deve servir somente para se fazer propaganda do socialismo.

Os números da Conferência:
Teses 01 - MES e MTL- Martiniano Cavalcante 98 votos – 02 delegados nacional
Tese 02 APS, Enlace e CSOL- Plínio 91 votos – 01 delegado nacional.
Tese 03 CST-Babá 26 votos – 0 delegado nacional

Enilton Rodrigues - Membro do Diretório do PSOL-DF
Kenzo Jucá – Militante do PSOL do Distrito Federal

APOIADORES DA CANDIDATURA MARTINIANO E MILITANTES DO PSOL BRASÍLIA – DF.

Brasília, 29 Março 2010

Nenhum comentário: